IV Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil
O Evento
Desde a realização das três primeiras edições do evento (março de 2011, março de 2012 e março de 2013), tornou-se claro o grande aumento do interesse pela inserção da energia solar fotovoltaica no Brasil e a formação de parcerias.
Nesta quarta edição do InovaFV, o evento será realizado conjuntamente com o 5º Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS) visando somar esforços e estreitar a parceria dos diversos grupos envolvidos com energia solar.
O 4º InovaFV ocorrerá no dia 31 de março em Recife (PE), quando sediará em plenária única e exclusiva a reunião oficial da ANEEL de acompanhamento dos projetos da Chamada 13 (P&D Estratégico "Arranjos Técnicos e Comercias para a Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira"). Para saber mais sobre a Plenária, clique aqui. Para ver a programação completa, aqui.
O 4° InovaFV, além dessa Plenária dos projetos da Chamada 13, ofereceu dois minicursos em Campinas (SP) nos dias 11 e 12 de março, que serão oferecidos novamente pelo V CBENS no dia 31 de março, sendo eles:
- Minicurso Building-Integrated Photovoltaics (BIPV) para Arquitetos e Engenheiro Civis;
- Minicurso sobre Fabricação de Células Solares e Módulos Fotovoltaicos.
Em Campinas (SP) também houve visitas técnicas para a planta de 1 MWp de Tanquinho (CPFL), onde há módulos fotovoltaicos com células de 1ª e 2ª geração, e no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), onde há uma planta instalada de fabricação de módulos customizados e laboratórios onde se pesquisam células solares orgânicas (3ª geração).
Sobre o InovaFV
Além de somar esforços e estreitar a parceria, o objetivo de realizar o 4° InovaFV e o V CBENS em conjunto possibilita aproximar representantes da indústria dos resultados e atividades de pesquisa que estão sendo realizadas pelas universidades e centros de pesquisa nacionais.
Os dois eventos apostam que o desenvolvimento do mercado de solar fotovoltaica, em específico, e solar em geral, deve ocorrer integradamente com desenvolvimento científico e tecnológico local. E a inovação requer aproximação e articulação entre a cadeia produtiva e de serviços com a pesquisa e desenvolvimento no setor.
Como apresentado nas conclusões do 3º InovaFV, o setor atualmente se encontra num impasse e com indefinições importantes com potencial de arrefecer expectativas de alguns atores.
Nesse sentido, o 4º InovaFV tem o objetivo de reunir especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa nacionais para acompanhar os avanços, desafios e desdobramentos após um ano da realização da terceira edição do evento, em março de 2013, adicionando novos elementos importantes para discussão.
Resultados Esperados
- Apontar e divulgar os avanços e desafios para o estabelecimento do mercado de energia solar fotovoltaica e de sua cadeia produtiva no Brasil tomando-se por base os resultados das três edições do InovaFV e das experiências e aprendizados dos projetos da Chamada 13 Aneel;
- Contribuir para o avanço e consolidação das discussões em torno da ampliação do uso da geração de energia solar fotovoltaica no Brasil, contemplando a criação de um mercado, regulação pertinente e a P&D&I ao longo de toda a cadeia produtiva;
- Buscar novas orientações estratégicas para contribuir na definição de políticas públicas para o setor no País;
- Contribuir através dos minicursos com a formação de profissionais e na divulgação para o público geral dos temas tratados nos minicursos através da divulgação online de todo material utilizado.
Temáticas
- Plenárias e visitas técnicas:- Em Recife (PE): P&D Estratégico da Aneel "Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira" (Chamada 13), subdividida em:
- o Status Atual e Desafios do P&D Estratégico
- o Casos de P&D Estratégico da Aneel
- Em Campinas (SP): Visitas técnicas que englobarão tecnologias solares de diferentes gerações.
Minicursos (dia 31 de março/14 em Recife-PE):
- Minicurso para Arquitetos e Engenheiro Civis sobre Building Integrated Photovoltaics (BIPV);
- Minicurso sobre fabricação de células solares e módulos fotovoltaicos.