Prezados Membros da Comissão Organizadora e Público em Geral
Para a nossa alegria, o interesse suscitado pelo V CBENS está superando todas as nossas estimativas iniciais projetadas conforme números dos eventos anteriores. Tivemos que encerrar as inscrições antecipadamente quando a quantidade limite dos participantes atingiu a marca dos 550 inscritos. Também houve uma submissão recorde de 260 trabalhos científicos com aprovação final de 201. Esses números, em conjunto com interesses manifestados por múltiplos outros setores, indicam que estamos em um ponto de inflexão do processo de utilização em larga escala dessa forma de energia de baixo impacto ambiental.
O coordenador do comitê de organização deseja agradecer a todos que estão trabalhando ativamente e com muita dedicação para o sucesso deste encontro. Também devemos ressaltar e agradecer a parceira com todos os outros atores institucionais ou empresariais, que permitiram a complementação dos apoios necessários para que possamos realizar com êxito essa empreitada.
Finalmente, aos participantes em geral desejamos que o evento cumpra as suas expectativas profissionais e, particularmente aos estudantes, que o evento seja o motivador e o início da sua formação como os futuros engenheiros solares que moldarão o nosso futuro energético.
Chigueru Tiba
Coordenador do Comitê de Organização do V CBENS
Prezados participantes do V CBENS
A Associação Brasileira de Energia Solar - ABENS, criada em 1979, foi reativada em 2007 a partir da iniciativa de um grupo de pesquisadores brasileiros, manifestada através da Carta de Vigo, que culminou com a retomada das atividades. Depois de passar por Fortaleza, Florianópolis, Belém e São Paulo estamos, nessa ocasião, em Recife para o V Congresso Brasileiro de Energia Solar.
Desde sua criação, a ABENS se propôs a organizar periodicamente congressos científicos com o objetivo de divulgar os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos diversos grupos de pesquisa brasileiros. Temas específicos, que podem estar relacionados com o futuro do desenvolvimento tecnológico da energia solar ou mesmo com aspectos regulatórios do seu uso, também são apresentados durante sessões plenárias e técnicas organizadas para fomentar esse tipo de discussão. Portanto, o Congresso da ABENS oferece um ambiente onde pesquisadores, indústrias, prestadores de serviço, profissionais do setor energético, responsáveis por políticas públicas e estudantes podem trocar informações e estabelecer redes de contatos para o desenvolvimento da energia solar no país.
Criar um ambiente de discussão livre, em que boas soluções possam ser socializadas e equívocos possam ser discutidos e corrigidos, é o que se espera de uma associação que se baseia em colocar a serviço da sociedade o conhecimento relacionado a uma forma limpa e renovável de energia. Esperamos que o V Congresso Brasileiro de Energia Solar, com sua participação, cumpra integralmente suas finalidades e marque presença no sofrido panorama tecnológico brasileiro, colaborando objetivamente na construção da tecnologia e desenvolvimento nacional das aplicações da energia solar.
A ABENS conta com você nessa caminhada.
Atenciosamente,
Associação Brasileira de Energia Solar
Roberto Zilles
Presidente da ABENS
Prezados Autores,
O coordenador do comitê científico deseja agradecer a todos que estão colaborando para o sucesso deste encontro. Em particular, aos avaliadores, que souberam destacar as melhores partes dos trabalhos e, também, reconhecer pontos a serem corrigidos, e especialmente aos autores, que com muita paciência e dedicação colaboraram para que o trabalho chegasse à sua melhor forma final de apresentação.
Os 208 trabalhos aprovados, quase dois milhares de páginas, mostram a alta qualidade do Congresso Brasileiro de Energia Solar. Desta forma, colaborando para que o país se torne cada vez mais um destaque na área de Energias Alternativas.
Muito obrigado, novamente, pela grande colaboração.
Nelson Veissid
Coordenador do Comitê Científico do V CBENS
Prezados assistentes dos minicursos,
Os minicursos oferecidos durante a realização do V Congresso Brasileiro de Energia Solar estão inseridos nas atividades de promoção e divulgação de conhecimentos técnicos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia, INCT-EREEA. Com esta iniciativa o INCT-EREEA pretende contribuir para o desenvolvimento e divulgação das fontes renováveis e a utilização racional e eficiente da energia.
Os seguintes minicursos fazem parte desta iniciativa:
1. Medição do Recurso Solar- Operação de Estações Solarimétricas
2. Fabricação de Células Solares e Módulos Fotovoltaicos
3. Integração Fotovoltaica na Arquitetura
4. Geração Distribuída com Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica de Baixa Tensão
5. O Uso da Energia Solar no Procel Edifica
6. Fundamentos Sobre as Aplicações Térmicas da Energia Solar
7. Geração de Energia Elétrica Via Sistema Híbrido Solar-Eólico
O INCT-EREEA deseja a todos os assistentes um ambiente propicio para difusão de informações e de estimulo para futuros profissionais.
Atenciosamente,
João Tavares Pinho
Coordenador do INCT-EREEA